quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Eólicas em Oliveira do Hospital

A empresa ENEOP2 pretende instalar quatro torres eólicas no concelho de Oliveira do Hospital.
Trata-se de um investimento de 10 milhões de euros, devendo o parque começar a ser construído no primeiro trimestre de 2009. Será primeiro parque de energia eólica a ser instalado no concelho oliveirense.
O presidente da câmara de Oliveira do Hospital adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS que o projecto prevê a instalação de quatro torres, com capacidade individual de produzir 2 MW e no total 8 MW.
Mário Alves revelou que serão construídos em duas zonas. Um na zona da Lomba da Malhada Larga, por cima da povoação da Gramaça e o outro no limite do concelho, na zona do Barroqueiro. “Mas ainda não sei como será feita a distribuição das quatro torres eólicas”, referiu o autarca.
Os parques ficarão instalados em terrenos baldios da freguesia de Aldeia das Dez.
O projecto vai ser agora levado a uma próxima reunião do executivo camarário e depois terá também que ser aprovado em assembleia municipal.
Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria (Açores), mas actualmente a distribuição destas centrais abrange quase todo o território nacional com aproximadamente 1.131 MW de potência instalada até Fevereiro 2006, 106 parques eólicos e 703 turbinas eólicas.
Cerca de metade dos parques eólicos (48 por cento) em Portugal são parques pequenos, com potências entre 1 a 10 MW. Cerca de 30 por cento dos parques têm uma dimensão média, com potências entre 10 a 25 MW. Apenas existe um parque eólico com potência superior a 50 MW.

in As Beiras Online

Etiquetas:

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

no Brasil as usinas de energia utilizam energia eólica?

17 de setembro de 2008 às 13:29  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial