quarta-feira, 22 de agosto de 2007

EDIA constrói mini-hídricas

A Edia acaba de lançar o concurso para a instalação de duas novas centrais mini-hídricas no Alvito e em Odivelas, cujo valor base é de 4,6 milhões de euros. Juntas vão ser responsáveis pela produção de 23 Gwh por ano.

A mini-hídrica de Alvito, a construir à saída da tomada de água do canal Alvito/Pisão, terá uma potência instalada a rondar os 3,5 MW, enquanto que a de Odivelas poderá alcançar uma potência instalada perto dos 2,6 MW. Esta central vai ficar situada à entrada da albufeira da barragem de Odivelas, no terminal do adutor que liga o canal Alvito/Pisão a Odivelas. Associam-se assim à mini-hídrica do Pisão, já concluída, e com uma potência instalada de 640 kW. A sua produção média anual será de 2 Gwh.

Para além destas três, estão previstas centrais mini-hídricas em Vale do Gaio, Roxo e Serpa, e uma central reversível na Estação Elevatória dos Álamos, num total de sete pequenas centrais a instalar na Rede Primária do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, representando, no seu conjunto, uma potência instalada superior a 22 MW. A sua instalação aproveitará os caudais transferidos de Alqueva para os diferentes sub-sistemas de rega (Alqueva, Pedrógão e Ardila) na produção de energia limpa.

in Ambiente Online

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial