segunda-feira, 16 de julho de 2007

Empreendimento habitacional amigo do ambiente

O empreendimento da Ponte da Pedra, com 101 fogos, projectado por António Oliveira Coelho, foi premiado pelo Instituto Nacional de Habitação. As habitações “amigas do ambiente” permitem a redução dos gastos e a rentabilização dos recursos.

De acordo com os responsáveis do INH o empreendimento “equilibra na perfeição espaços verdes, equipamentos para aproveitamento de energia solar e consumo racional de água”.
O empreendimento da Norbiceta, situado na Rua de Santana, junto à Ponte da Pedra, em Leça do Balio, conta com 101 fogos construídos de acordo com as mais avançadas técnicas de conservação de energia, água e gestão de resíduos.

As habitações foram estudadas para diminuir o consumo de energia para aquecimento e arrefecimento em 20 por cento através da utilização de painéis solares e abertura e fechamento de estores automaticamente controlados por células fotoeléctricas. A espessura das paredes foi estudada para acumular calor no Inverno e manter a temperatura fresca no Verão, minimizando assim os gastos energéticos. Quanto à água, todas as casas serão dotadas de captações de água da chuva para usar nos autoclismos, assim como de mecanismos de controlo do fluxo das torneiras. Para assegurar a ventilação permanente das habitações, o ar entra através de pequenas grelhas situadas por cima das janelas dos quartos e da sala e sai de forma mecânica pelo exaustor da cozinha e pela casa de banho. A optimização térmica das casas foi conseguida através de determinadas características de construção, destacando-se a espessura das paredes. As exteriores diatam 35 cm, o que favorece a criação de massa térmica, e compensa as variações de temperatura no exterior.

As soluções técnicas encontradas são “amigas do ambiente” e resultaram de uma cooperação entre a Universidade de Atenas e a Faculdade de Engenharia do Porto.

in O Primeiro de Janeiro

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial