quinta-feira, 5 de julho de 2007

EDP investe no sol

A EDP-Energias de Portugal tem em pipeline investimentos para produção de energia solar térmica com capacidade de 150 mega watts (MW), em Portugal e Espanha, anunciou o Chief Executive Officer (CEO) da eléctrica nacional,António Mexia, citado pela Reuters.

Actualmente, a EDP participa em projectos solar-térmicos em Espanha com capacidade de 50 MW e tem 12 MW de fotovoltaico em Portugal.

"Temos em pipeline mais 150 MW de solar-térmico, em Espanha e Portugal. Estamos a detectar oportunidades, estão a ser preparados modelos de negócio", disse António Mexia aos jornalistas.

O CEO referiu que, com a futura internalização dos custos do CO2, o custo do MW eólico - com 2.500 horas de 'load factor' e o CO2 a 25 euros a tonelada - já "é mais barato do que o carvão".

A EDP, com a recente compra da americana eólica Horizon, ascendeu ao quatro lugar mundial de produção de electricidade através de energia eólica.

"Sou um defensor do preço do CO2, é preciso hoje dar mais visibilidade e profundidade ao CO2", afirmou, lembrando que a era de energia barata, por não incorporar todos os custos que devia como o de CO2, já está ultrapassada.

O responsável xplicou que, nos próximos anos, a introdução do custo do CO2 pode aumentar substancialmente o preço da energia.

in Diário Económico

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial