sábado, 14 de julho de 2007

EDP compra eólica americana

É um dos maiores negócios alguma vez feito por uma empresa portuguesa no estrangeiro: a EDP fechou, esta semana, a compra da «Horizon», uma companhia norte-americana de energia eólica. São 2 mil milhões de euros de investimento, que permitem à EDP saltar para o quarto lugar no ranking mundial das eólicas.

É a última loucura das empresas que produzem electricidade: a energia eólica. Sempre foi usada para, através dos moinhos de vento, bombear água dos furos, mas agora, os moinhos dão lugar às torres de 80 metros de altura, com pás que medem quase 40 metros. No total, cada turbina pesa mais de 200 toneladas.

Tudo para captar a energia do vento, de uma forma limpa, o que vai de encontro à imposição dos Governos para se reduzir as emissões de gases poluentes.

Por isso o interesse é cada vez maior, tal como os investimentos. A EDP deu um salto para o quarto lugar mundial, com a compra da Horizon por 2 mil milhões de euros.

A Horizon está presente em seis Estados, mas tem projectos para se alargar a mais 11. Os norte-americanos partem atrasados, mas o potencial é enorme, afinal, trata-se de um país do tamanho de um continente, com muitos espaços amplos e de ventos favoráveis.

in TVI

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial