terça-feira, 3 de julho de 2007

Carro ecológico testado nas Filipinas

O município de Makati, na região metropolitana de Manila, começará esta semana a testar o primeiro "jeepney" ecológico, uma nova versão elétrica do tradicional veículo filipino, que será alimentada a energia solar e da combustão de resíduos orgânicos.

Os "jeepneys" elétricos, que não emitem gases poluentes, farão seus primeiros percursos pelo distrito financeiro, segundo o vice-prefeito de Makati, Jejomar Binay, informou hoje a televisão filipina ABS-CBN.

Se os testes forem satisfatórios, um consórcio de empresas privadas e públicas liderada pela companhia de energia solar Solarco, apoiada pela organização ambientalista Greenpeace, vai promover o seu uso em outros municípios das Filipinas. "Poderia ser o começo de cidades filipinas mais limpas", acrescentou Binay.

O "jeepney" é o meio de transporte mais popular em todo o país, mas também um dos mais poluentes do mundo. Ele surgiu há mais de 60 anos, nas cidades destruídas pela Segunda Guerra Mundial. Os filipinos aproveitaram restos dos jipes dos soldados americanos, que reforçaram com chapas de alumínio.

"Tunados" com cores berrantes e enfeites que fizeram deles também uma atração turística, os mais de 63 mil que circulam pelas ruas da capital contribuem para sufocar a população com o diesel de baixa qualidade que ainda utilizam.

in Terra

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial